A escolha pela área de uroginecologia, apareceu quando fui selecionada para ministrar a disciplina que na época era fisioterapia materno-infantil, envolvia pediatria e ginecologia e obstetrícia, desta forma passei a buscar maior conhecimento a respeito da área, que por sua vez se trata da área que atende mulheres com disfunções urogenitais (ginecologia) e o preparo da mulher durante o período gestacional, acompanhamento no parto e puerperio (obstetrícia). A área esta voltada principalmente para a saúde da mulher. Pensando em uroginecologia, a população mais abrangente e de mulheres com incontinência urinaria.
Os métodos que podem ser utilizados são: cinesioterapia (Exercícios de Kegel), eletroestimulação, biofeedback, fortalecimento dos músculos de assoalho pélvico através do uso de perineômetro (instrumento de avaliação) e cones vaginais. A expectativa e que a mulher não precise ser submetida ao tratamento cirúrgico. Como recomendações, e importante que a mulher continue realizando os exercícios diariamente,
lembrando sempre de contrair a musculatura de perineo após ter sido bem orientada. Se não seguir corretamente o tratamento, no caso da incontinência pode sim ter recidiva ou ate mesmo não ter a melhora esperada.
Em casos de mulheres por exemplo que tem a incontinência urinaria associada a prolapso genital de grau mais severo, provavelmente devera ser submetida ao tratamento cirúrgico.
Como dica aos alunos que não sabem que área seguir, mostrem interesse, busquem profissionais das diversas áreas e acompanhem atendimentos, troque experiências para que possam buscar as afinidades.Todas as áreas tem sua beleza e importância a sociedade. Nossa profissão trata de seres humanos que estão precisando de nossas mãos que muitas vezes trazem a cura, e isso e muito gratificante.
Profª Patrícia.